segunda-feira, 24 de maio de 2010

PROJETO BARNABÉ: Um exemplo que semeia apascentamento!

A principal dimensão do crescimento da Igreja de Cristo é a saúde integral e indivisível de todos os seus membros. Esta se expressa em sua forma física, mental e espiritual propriamente dita. Uma igreja saudável é, portanto, uma comunidade terapêutica na qual todos os seus membros se auxiliam e por isto são sarados e integrados ao corpo.

A Bíblia nos diz que nós, embora sendo diferentes membros e tendo diferentes dons e funções, fazemos parte de um só corpo que à medida que é saudável cresce para a glória de Deus. Por causa disto um membro não pode sobreviver isoladamente nem existe saúde em uns membros e em outros não. Uma igreja saudável é aquela que tem os seus pastores(as), presbíteros(as), diáconos e diaconisas, professores(as), coordenadores e todos os seus líderes e liderados em perfeita harmonia pois, segundo a Comissão Médica Cristã

Saúde é um estado dinâmico de bem-estar do indivíduo e da sociedade; um bem-estar físico, mental, espiritual, econômico, político e social; em harmonia com os outros, com o meio ambiente e com Deus.
De acordo com o Dr. Uriel Heckert, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de fora – MG, “a graça de Deus é fator básico para a cura, a restauração, sendo o primeiro passo na busca da integridade”. A aceitação incondicional de Deus deve levar à aceitação incondicional de si mesmo, dos outros e das coisas criadas.


Trilhando por esta linha de pensamento, encontra-se Barnabé, o nosso personagem central do qual aprendemos grandes lições. Em resumo: Barnabé foi um exemplo de servo escolhido por Deus, que a partir da aceitação incondicional da graça de Deus tornou-se uma âncora pastoral à semelhança de Cristo, a ponto de estender ao Paulo e à Igreja a sua destra de apoio, fé, solidariedade, e compartilhamento de suas experiências e bens. Esta ação foi importantíssima para a unidade e crescimento da Igreja.

Em Barnabé admiramos o exemplo de quem tem caráter corajoso e pacificador; corre o risco de crê no aparente impossível, a exemplo da conversão sincera de um perigoso perseguidor; concede apresentação às pessoas discriminadas até pela Igreja; enxerga potencial de liderança em famosos ou desconhecidos, ricos e pobres, e aproveita as oportunidades para discipular e dar iniciação à liderança cristã àqueles a quem crê que Deus os alcançou. Barnabé é exemplo de quem evangeliza e caminha ao lado porque admite diferenças; vê em outros, também, novas lideranças, mesmo quando duvidamos destas tais quais as dúvidas infundadas do apóstolo Paulo em relação ao evangelista João Marcos.

Baseado nisto no Exercício 2008 buscamos alternativas que possibilitem e estimulem às forças leigas da Igreja, sob o acompanhamento, coordenação e suporte pastoral e dos demais membros do Conselho desta Igreja, maiores e melhores oportunidades de crescimento e envolvimento na ampliação dos rumos da nossa comunidade para este ano.

Muitos são os desafios e maiores ainda são as oportunidades de crescimento da Igreja com este projeto. O principal foco dele é a ênfase no crescimento pessoal de todos os membros da Igreja, pois estamos preocupados não apenas que a Igreja cresça, mas, principalmente, que você cresça e tenha cada vez mais oportunidades nela. Por isso o pastor, juntamente com todo o Conselho, está à sua disposição para orientá-lo, ensiná-lo, abraçá-lo e tornar a Igreja um lugar cada vez melhor para agradar ao Senhor. Ore, participe e contribua. Conte com a nossa cooperação, pois desde já contamos com vocês, irmãos e amigos.

Ass: Rev. Israel de Souza Cruz - Presidente do Conselho

Nenhum comentário: