quinta-feira, 16 de junho de 2011

Lhe chamam de desviado? Mas, Eita Deus que ama!






Este texto é escrito em liguagem eclética popular, cibernética, etc.
Queridos, nunca gostei do termo "desviados"> Evito rótulos!
Aprendi que a encarnação de Cristo é o caminho da redenção.
Seremos perfeitos humanos, não divinos!
É Deus quem nos aperfeiçoa!
Nasci em uma família evangélica, creio que Deus me vocacionou ao ministério para servir.
Servos é o que todos nós somos.
Importanta que sejamos achados como servos.
Tive a oportunidade de servir a Deus desde a infância. Comecei a pregar na igreja tinha menos de 09 anos. Sempre me adiantaram o título de "pastorzinho". Mas, veio a adolescência e com ela muitas dúvidas e um forte senso de pecado e crise de fé. Nestas condições temos, naturalmente, a tendência de preferir ignorarmos Deus esperando que ele nos ignore também. Não por que o queiramos. Mas, por que, nos confrontamos, inesperadamente com a nossa situação de sermos ainda sem orientação vocacional para o futuro e padrões éticos indefinidos, também uma pré-disposição caótica para o pecado, ao qual sempre preferimos dar uma forcinha!  Não sabemos o que queremos. É tudo ou nada. Ora, tudo, ora nada. Nada nos satisfaz, Mas, queremos tudo! E sentimos tanta ausência de alguém por perto. Alguém que queremos evitar, inclusive, os nossos pais, os pastores, os mais velhos, Deus. Queremos ser vistos mesmos quando nos escondemos. Alguém que venha em nosso socorro! Mas temos dificuldades em confiar!  Isto por que nós o associamos mais à reprovação do que ao companheirismo. Tinha muito medo de fracassar, na fé cristã e no pastorado> Ainda mais, já me sentia um fracasso na fé! Pensava: "Deus existe ou me convenceram disto?"
Estudando e destacado em sala de aula, passei a duvidar da existência de Deus. Minha família é maravilhosa! A atenção que eles me deram. A Igreja, a grande maioria de pessoas maduras, idosos, e semi-analfabetos. Parece que ela não me dizia nada naqueles momentos.
Também não era culpa deles! Todos passamos por dramas.
Cada um vive o seu! Pior se não compartilharmos!
Sabia que eles me amavam, mas, seria difícil me entenderem! Alguns ainda me criticavam achando que “eu me achava”. Ou por simplesmente “falar difícil” (Português gramátical) num povoado!
Eu era o professor deles quando ainda tinha 13-14 anos, na da classe de adultos na Escola Bíblica Dominical.
Uma pergunta? Será que estou perdendo o meu tempo? Via os meus amigos saírem com as meninas mais agradáveis da cidade. Detalhe: eu era o único adolescente que ia à escola que eu estudava, na cidade, com um carro de play boy.  Logo, quando o estilo estava em alta. Os meus amigos me faziam as mais diversas propostas de encher o carro de mulheres e curtir. Eu, era tudo o que queria. Sempre fui sincero nisto! até eles sabiam. Mas, havia um pouco de sentimento diferente em minha alma! Um coração dividido! Que bom que ele estava assim! bem que queria esquecer os 000000000,1% cristão que eu era! Mas, esta fé quase insignificante ainda era capaz de me pôr de joelhos e dizer a Deus, ou no meu pensamento, sei lá o que,! Deus, eu não creio mais que vc existe, mas se o Senhor existir, me ajude, me dê algum sinal. Sempre fui muito sincero em dizer isto a algo que nem sabia mais o que! Eu estava no ensino médio e a igreja esperava que eu fosse ao seminário assim que o concluísse! Eu sempre levei muito a sério o pastorado! Pois, sempre tive as melhores referências dele.O meu pastor, que sempre foi um amigo como se fosse um pai, só podia vir à congregação às vezes e tinha muito assunto a resolver. Fazia-lhe umas mil perguntas por minuto. Kkkkkkkkk.
Mas, não tenho de que me queixar. É um exemplo de caráter, eu o conheço desde quando nasci!
Voltando à situação!
Nesta situação. Uma coisa aconteceu! Posso dizer o que significa "o amor lança fora o medo! Passei a me sentir tão amado que a certeza do amor de Deus se tornou maior do que o meu sentimento de pecado> Pouco a pouco ele me foi afastando do pecado, não das tentações, pois continuei ainda mais amigos dos meus colegas do que antes! Nunca os rejeitei, nem antes, nem depois. Eles continuaram com as conversas, mas, passaram a me respeitarem mais. Deus me deu a oportunidade de ver jovens, pessoas novatas adentrarem à Igreja e sermos amigos de verdade! prá chorar e prá sorrirmos juntos! eu me sentia sozinho! Então menos de dois anos tive a oportunidade de ver ingressar na igreja mais de 40 jovens! e eu me tornei o amigo-orientador deles (Coordenador). Certa vez um deles foi a um baile de São João, no mesmo dia passaram as pessos do lugar e vieram me dizer! Eu prontamente respondi: Obrigado pela preocupação! Depois conversarei com ele sobre isso> Somos amigos, então ele me contará! Não permiti que nos envenenassem! Esperei que ele viesse à Igreja. Ele não veio na terça! Então, na quarta-feira eu fui visitá-lo. Eu protamente cheguei e o abracei. Disse que sentia a falta dele! Disse mais: Eu sempre vi tanta verdade em sua fé que mesmo que você me dissesse que não era crente de verdade você não me convenceria! Preserva a sua fé por menor que seja, nós te amamos! Ele chorava bastante e disse: "Nunca pensei que alguém acreditasse tanto em mim"! Ele se manteve na fé em Cristo e posteriormente, mesmo tendo viajado prá longe e sem uma denominção da mesma que frequentavamos, foi ordenado pastor quase na mesma época que eu. Um outro amigo da sala de aula tinha deixado de confessar o compromisso com Jesus, retornou ao compromisso e também foi cursar teologia e foi ordenado depois de mim , na denominação a qual ele estava vinculado antes daquele período! Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Daqueles que são chamados segundo o seu propósito!
Não julgue se alguém fica em pé ou cai. Deus é poderoso para firmá-lo em santidade!
Hoje eu digo a vc internauta:
Fiz isto por que na minha experiência e nas Escrituras, eu aprendi que Deus acredita mais em mim do que eu mesmo acredite N'Ele (em Deus)!
Deus me deu tanta certeza de que ele existe não por que olhasse o meu pecado. Mas por que me ama o suficiente para me afastar dele! Por isso, não busco julgar, rejeito o pecado em mim e em qualquer pessoa ou lugar, mas aprendi amar como fui e sei que sou amado!
Então, veio a certeza, agora minha e da igreja quanto à  confirmação da vocação ministerial> Um certo dia cheguei no gabinete pastoral. Lá estava este meu pastor, eu o abracei como sempre e lhe disse: Pr. Jonan, eu vim aqui por que quero ir ao Seminário e assumir a vocação para o pastorado!
Ele, como sempre, cauteloso, me perguntou:
_ Você tem certeza disto?
_ Pastor, eu tenho tanta certeza, tanta certeza, que se o Senhor me dissesse que tinha que ir agora e não daria tempo nem passar em casa, eu iria.
_ Eu sabia que isto ia acontecer. Vamos conversar.
Fui submetido às avaliações, pré-candidatura por um ano em outra Igreja, novas avaliações; fui enviado ao Seminário! Cursei bacharelado em Teologia, em Fortaleza, e tenho aprendido mais do que ensinado a ser amigo de Deus!
Pois a amizade com Deus não tem receitas, tem amor! Quem ama busca conhecê-lo pela intimidade. Aí Bíblia, oração, vai à casa dele alegre ou triste e se não encontrar irmãos, se faz irmão! Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz um irmão! Defendo que Deus nunca se afasta de nós> Nós é que com medo dele, por que somos seduzidos pelos nossos pecados, tentamos negá-lo ou afastá-lo! Uma coisa aprendi: Na maioria das vezes prefiro dizer que não estou acreditando nele do que tentar enganá-lo dizendo que tenho uma fé verdadeira! O nosso relacionamento vai muito bem! Ao menos prá mim! Querido, uma última lição: Por menor que seja a sua fé ela é digna de ser vivida! Viva intensamente! Ela é um dom de Deus! Deus a ajudará a se desenvolver! Lembre-se Jesus estava falando sério sobre o grão de mostarda. Hoje a palavra que me move é comunhão no ato de encarnação que nos revela o quanto Deus é humano> Quero ser humano como Deus, em Cristo é! Rejeito a ostentação à divindade que alguns des-humanos (nem hunamos, nem deuses) tentam buscar. Ela me faz pecar demais! E pior me faz virar as costas para Deus! É a sindrome do Acusador, não se admite pecador, e ainda é sem misericórdia com os que pecam! Na justiça da boa fé se realiza o amor de Deus! Outra coisa, Deus que fez a inteligência, não se ofende com ela!
Arrogância, ofende até nós que também somos  arrogantes. Tem hora que nem a gente se suporta!
Ainda bem quem se percebe assim!
Pior ainda, as vezes temos mania de ter orgulho de ser humildes! Só me resta dizer: Sonda-me, oh Deus, e conheces o meu coração!Vê que há em mim muitos caminhos maus! Mas, guia-me pelo caminho eterno!
É este Deus que eu amo! Que me ama tanto vendo que eu sou pecador que me sinto constrangido toda vez que eu peco.
Sabe por que? Tudo o que te faz mal machuca o coração de Deus que só quer o teu bem!

Se quiseres conversar este é meu e-mail. sersouza@hotmail.com

Nenhum comentário: